BLOG

Alterar titular do contrato de luz: saiba como fazer

Com a abertura do mercado livre de energia, passou a ser mais fácil solicitar algumas alterações ao contrato de eletricidade e que anteriormente poderiam ser um pouco mais burocráticas. Hoje em dia, um dos pedidos mais solicitados pelos clientes passam por alterar o titular do contrato de energia.

Mas o que significa isto ao certo? Pois bem, este pedido é basicamente atribuir a responsabilidade deste contrato para outra pessoa. Normalmente passar para o nome da própria pessoa que faz o pedido.

 

Quando costuma ser feito este pedido?

A alteração do titular do contrato é muito comum principalmente quando alguém aluga ou compra uma casa. Muitas vezes o anterior inquilino deixa o local e mantém o contrato ativo, ou porque ainda não teve oportunidade de o cancelar ou por ter havido atrasos por parte da distribuidora elétrica para proceder ao corte elétrico. Também acontecem casos em que o titular deixa o local, seja porque razão for, e quem permanece no local pretende adquirir essa responsabilidade de colocar o contrato em seu nome.

 

Como é feita a alteração do titular do contrato de eletricidade?

Estando no local de consumo onde já tem eletricidade, se tiver uma fatura de eletricidade desse contrato, pode ser útil pois é ai que estão os dados necessários para solicitar esta mudança de titular.  Ao ter essa fatura, e se quiser manter contrato com a mesma empresa de energia, basta contactá-la, e informar-se do que realmente necessita para este procedimento. À partida irão pedir que seja enviada uma carta ou e-mail com os dados que constam na fatura e algum documento anexado. Independentemente da sua escolha, pode consultar a Selectra que fará um estudo das melhores tarifas de energia do mercado e ainda o ajudará com o processo de alteração de titular de contrato. Caso não tenha nenhuma fatura associada a esse contrato, saiba que deve ter o  código CPE – código ponto de entrega, já que é o elemento que identifica a instalação elétrica. Este código pode ser solicitado à distribuidora elétrica mediante a apresentação da morada completa do local de fornecimento. Tendo estes dados em sua posse, poderá proceder à contratação e alterar o nome do contrato em simultâneo. No caso do pedido de titular, por norma é feito por carta, mas saiba que pode também fazer o envio desse pedido por e-mail.

 

Porque se deve alterar o titular do contrato de luz?

Até à data não há nenhuma obrigatoriedade em solicitar esta alteração contratual, no entanto é importante fazê-lo porque:

  1. Se desejar efetuar outro tipo de alterações como mudar a potência elétrica ou até a forma e pagamento da sua fatura, saiba que as companhias pedem confirmação de dados e comprovativos em como é o titular. Caso contrário não conseguirá fazer qualquer alteração.
  2. Se o antigo inquilino tiver faturas pendentes de pagamento, e se houver já o pedido de corte por dívida ou fim de contrato solicitado, corre risco de ficar sem energia. Assim, deve solicitar o mais breve possível esta alteração.

Situações mais comuns que levam à alteração do titular do contrato

Efetivamente cada caso é um caso, mas existem algumas situações mais comuns que levam a que exista mudança do nome:

  1. Falecimento do titular: por norma é solicitado cópia da certidão de óbito.
  2. Quando se adquire um imóvel (compra/aluguer): podem solicitar-lhe cópia do contrato de arrendamento ou escritura.
  3. Situações de divórcio

Os procedimento aplicados a este tipo de pedidos é, geralmente, o mesmo para todas as empresas de energia a atuar no mercado energético. A forma de envio pode variar consoante aquilo que for necessário apresentar. Estes pedidos de alteração são grátis em qualquer empresa de eletricidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTROS ARTIGOS DO SEU INTERESSE

Certificado Energético: o que é, quanto custa e onde pedir

O certificado energético (CE) é um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel, e é emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE). Este certificado visa classificar um edifício ou fracção autónoma em termos do seu Desempenho Energético numa escala pré-definida de 8 classes.

LER MAIS

5 dicas para vender a casa rápido

Se vender a casa rápido é um dos seus grandes objetivos de vida, saiba que há vários aspetos a ter em conta. Nesse sentido, enumeramos cinco sugestões simples que o vão fazer vender a sua habitação num piscar de olhos.

LER MAIS

LIGUE JÁ!

DEIXE-NOS O SEU CONTACTO E LIGAMOS PARA SI!