BLOG

Transforme a sua casa em inteligente e poupe energia

A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e não pára de nos surpreender, sendo uma aliada no que diz respeito a simplificar a nossa vida. Já imaginou poder controlar a sua casa através do seu smartphone?

Pode parecer um pouco estranho, mas saiba que nos dias de hoje é cada vez mais comum a transformação da nossa casa num lar inteligente, isto é, podemos automatizar tudo aquilo que quisermos e quando quisermos: baixar as persianas, ligar o sistema de rega do jardim ou até colocar a máquina de lavar em funcionamento no horário onde as tarifas de eletricidade são mais baratas. Para tal basta que tenha uma boa velocidade da internet.

 

Sabe o que é a domótica?

A domótica utiliza a tecnologia para controlar e automatizar a gestão inteligente da casa. De que forma? Recolhendo informações e emitindo pedidos a determinados aparelhos ou eletrodomésticos. A domótica oferece-lhe todo o controlo seja da iluminação, da água quente, das portas, das janelas, dos aparelhos elétricos ou até dos sistemas de rega. Uma das coisas mais importantes e muito úteis é que esta tecnologia pode ser ajustada a horários onde o gasto da luz seja mais barato, isto é, os eletrodomésticos colocados em funcionamento em determinados horários que permitam reduzir a conta elétrica.

 

As principais vantagens de uma casa inteligente

Eficiência energética

A poupança de eletricidade é um dos principais motivos quando falamos em transformar uma casa inteligente, pois contribui para pouparmos eletricidade e dinheiro.

  1. Iluminação: Instalação de equipamentos que permitam ligar ou desligar a luz quando não existe ninguém em determinado espaço.
  2. Eletrodomésticos: podemos controlar ou programar eletrodomésticos que sejam colocados em funcionamento de acordo com o custo de energia. Já pensou que pode estar fora de casa, e colocar a máquina de lavar roupa a funcionar quando a eletricidade é mais barata?
  3. Climatização: Permitem ajustar a temperatura, e até prepará-la de acordo com a nossa vontade antes de entrarmos em casa. Estes sistemas também avisam se as janelas estão abertas ou fechadas.
  4. Poupar na água: com a domótica é possível detetar as fugas de água em qualquer parte da casa. Também é importante referir o controlo do sistema de rega do seu jardim ou nas torneiras inteligentes que podem regular a quantidade e temperatura da água.

Saiba que um dos pontos fortes da domótica é que a gestão de consumos é totalmente personalizada.

 

Um lar mais seguro

Através do seu telefone pode ter acesso às câmaras de vigilância em tempo real, evitando surpresas desagradáveis e vivendo de forma mais tranquila. Com um simples acesso ao seu smartphone, terá controlo em rempo real às câmaras de vigilância que tenha instaladas, evitando possíveis incovenientes.

 

Alto nível de acessibilidade

Imagine naqueles dias de calor tórrido em que pode ligar a temperatura antes mesmo de chegar a casa.

 

Um novo estilo de vida que leva às mudanças no lar.

O ritmo de vida que levamos nos tempos atuais tem sido um dos principais motivos pelo crescimento da domótica, já que é um mundo de oportunidades e conforto. Existem inúmeros sistemas domóticos que podem ser muito facilmente ajustados às pessoas que vivam na mesma casa e em função da idade ou condição física. Além disto, a domótica é um excelente aliado da conta da energia, pois permite usá-la de uma forma mais consciente e sem desperdício.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTROS ARTIGOS DO SEU INTERESSE

Certificado Energético: o que é, quanto custa e onde pedir

O certificado energético (CE) é um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel, e é emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE). Este certificado visa classificar um edifício ou fracção autónoma em termos do seu Desempenho Energético numa escala pré-definida de 8 classes.

LER MAIS

5 dicas para vender a casa rápido

Se vender a casa rápido é um dos seus grandes objetivos de vida, saiba que há vários aspetos a ter em conta. Nesse sentido, enumeramos cinco sugestões simples que o vão fazer vender a sua habitação num piscar de olhos.

LER MAIS

LIGUE JÁ!

DEIXE-NOS O SEU CONTACTO E LIGAMOS PARA SI!