BLOG

14 dicas para uma casa mais fresca

O bom tempo convida-nos a ir à praia, à piscina ou a passar a tarde numa esplanada com os amigos ou a família. Contudo, quando as temperaturas elevadas, também, se encontram dentro de nossa casa não ficamos tão contentes. O calor torna-nos mais preguiçosos, menos dispostos e sem energia. À noite, temos dificuldades em adormecer, dormimos pouco e mal.

Os verões em Portugal têm sido bastante quentes e se associarmos isto a más condições de isolamento e ventilação e/ou excesso de exposição solar das casas, estas podem transformar-se em autênticas estufas – quentes e abafadas. Existem diversas formas de deixar a casa mais fresca, e à primeira vista, a instalação e utilização de equipamentos de climatização – como ar condicionados – é uma boa opção, contudo, para além de não ser uma alternativa amiga do ambiente, a sua instalação é dispendiosa e acarreta custos mensais elevados. Se pensa em soluções a longo prazo, e rentáveis o isolamento térmico da casa, como no sótão, nos sobrados e nas janelas, é um ótimo sítio para começar. De seguida são apresentados alguns truques, naturais e económicos para manter a casa com temperaturas mais baixas – e que podem ser usadas por quem tem, ou não, ar condicionado. 


Dicas para uma casa mais fresca

1. Plantas no interior

Para além de bonitas e agradáveis, as plantas contribuem para a manutenção da humidade no ambiente onde está. Além disso, elas podem criar sombras e, assim, haverá uma menor incidência dos raios solares. Contudo, não coloque plantas de grandes dimensões em cômodos pequenos, pois estes podem ficar abafados.


2. Feche as janelas, persianas e cortinas durante o dia

Esta é aquela dica óbvia, mas que convém lembrar. Durante o dia, mantenha as portas, janelas, persianas, estores, portadas e/ou cortinas fechadas. Com esta simples ação evita a incidência direta dos raios solares e a sua casa não se parecerá com uma estufa.


3. Substitua as lâmpadas incandescentes

Se precisa de mais um motivo para trocar as lâmpadas incandescentes, aqui o tem. Além de gastarem mais energia, aquecem mais – tendo em conta que gastam cerca de 90% da sua energia a emitir calor. Substitua-as por lâmpadas fluorescentes compactas – que aquecem menos – ou LED – que são frias e recicláveis -, ambas, também, mais económicas.


4. Opte por cores claras

As cores claras absorvem menos calor. Se estiver a pensar pintar a casa, pode, por exemplo, optar por tons claros. De qualquer forma, dê preferência a tapetes, cortinas, lençóis, toalhas de mesa e outros tecidos de cor clara. Para além de tornar o ambiente mais fresco ficará, também, mais iluminado.


5. Abra as janelas durante a noite

Normalmente as noites são mais frescas. Aproveita e abra as janelas para deixar que o ar entre e refresque a sua habitação. Mantenha as persianas, estores ou portadas fechadas para, desta forma, não entrarem insetos, como mosquitos – também pode utilizar mosquiteiros. Não se esqueça de fechar tudo novamente antes do sol nascer – assim prolongará o ar fresco.


6. Tecidos leves

Opte por tecidos frescos para as camas. O linho e o algodão são refrescantes, tem um toque macio e respiram melhor. Se os seus sofás são de um tecido sintético e quente – como o veludo ou a camurça – ou não absorve o suor – como o couro – pode colocar uma capa ou forrar com tecidos mais leves como a seda ou o algodão.


7. Atente-se na sua temperatura corporal

Refresque-se de dentro para fora: beba muitos líquidos – chá gelado e água. Vista-se com roupas claras, confortáveis e leves. Se o calor for insuportável, coloque um pano húmido à volta do pescoço e deixe os pés numa bacia com água fria durante algum tempo.


8. Use o exaustor

O exaustor expulsa o ar quente para o exterior. Não se esqueça de o utilizar se tiver a instalação do mesmo na casa de banho e na cozinha.


9. Espalhe água pela casa

Coloque recipientes de água no interior da sua habitação. A água evapora, o ar fica mais húmido, a respiração mais confortável e a casa mais fresca. Opte por colocar bacias debaixo da cama ou do sofá para não o incomodarem, nem ninguém tropeçar. Também pode dispor toalhas húmidas pela habitação.


10. Óleos essenciais

Alguns cheiros provocam uma sensação de frescura. Óleos ou essências de limão, eucalipto e menta são boas opções. Coloque nos recipientes com água, quando for passar a esfregona no chão ou num frasco de spray com água – para ir borrifando ao longo do dia.


11. Otimize a ventoinha

Caso tenha ventoinhas de pé em casa, ou esteja a pensar adquirir uma, otimize-a com um simples truque. Coloque um recipiente com cubos de gelo em frente à ventoinha. Conforme o ar bate no gelo e o mesmo derrete, é propagada uma brisa agradável e fresca, idêntica à marítima. Caso tenha alguma ventoinha de teto na sua habitação, coloque-a para girar em sentido anti-horário. Algumas pessoas não sabem mas este tipo de ventoinha necessita de ser ajustado conforme a estação do ano. Assim, ao colocar em sentido contrário aos ponteiros do relógio, e em velocidade superior, no verão, o fluxo de ar criará um efeito de frescor.


12. Aposte no blackout

Investir em cortinas de blackout é uma excelente opção. Estas bloqueiam o sol, resultando num isolamento térmico natural dos espaços onde estão instaladas.


13. Evite o calor na cozinha

A cozinha é a divisão que mais gera calor no interior das casas. O forno e o fogão emanam calor que vai passar para os outros cómodos. Evite usá-los ou cozinhar por um longo período de tempo.

 

14. Arroz na cama

Coloque arroz – no interior de uma meia – no congelador, umas horas antes de ir dormir. Quando se for deitar, coloque o saquinho em cima da cama. O arroz preserva o frio durante bastante tempo e não molha os lençóis.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTROS ARTIGOS DO SEU INTERESSE

6 dicas na hora de comprar casa

Se comprar casa é um dos seus grandes objetivos de vida, saiba que este é também um dos maiores (e talvez melhores) investimentos que fará. Imagine-se no momento em que recebe a chave na sua mão, no sentimento de objetivo cumprido.

LER MAIS

LIGUE JÁ!

DEIXE-NOS O SEU CONTACTO E LIGAMOS PARA SI!