É durante as férias que há maior número de roubos nas habitações – tendo em conta que os proprietários se ausentam por um período mais longo. Em 2016 foram registados cerca de 18 mil assaltos a casas, ou seja, dois assaltos por hora. Num país considerado seguro é um número, no mínimo, invulgar. Há algumas medidas que podem ser levadas em conta, especialmente no verão para evitar que a sua casa seja assaltada.
Não publique nas redes sociais
Muitos de nós utilizam as redes sociais para, entre outras coisas, informar que vão de férias ou publicar fotografias do local onde estão. Opte por guardar esses momentos e mostre-os apenas quando voltar, assim os possíveis ladrões não vão saber que não está em casa.
Reforçar locais de entrada
Uma dica óbvia, mas de extrema importância: reforce fechaduras, portas e janelas. Tenha a certeza que os caixilhos e os ar condicionados estão bem fixos – às vezes, é possível entrar ao serem retirados – e prefira fechaduras de várias entradas.
Instale sistemas de segurança
Coloque alarme em casa e num sítio visível, bem como câmaras de segurança. Se não quiser gastar muito dinheiro, pode optar por um sistema de segurança falso – os possíveis ladrões dificilmente vão perceber a diferença. Se fizer a instalação do alarme, opte por escolher um local no interior da casa – é mais seguro. Se viver num apartamento é necessária unanimidade de condóminos e arrendatários para poder instalar videovigilância.
Avise um amigo
Informe um amigo, familiar ou vizinho que vai de férias e peça-lhe para estar atento à sua casa – e a possíveis visitas indesejadas. A pessoa escolhida pode, ainda, fazer com que a casa não pareça deserta – abrir as janelas de vez em quando e acender as luzes são bons exemplos.
Utilize um cofre
Guarde os objetos de maior valor num cofre ou, caso não tenha nenhum, esconda bem os que não levar consigo.
Iluminação
Pode deixar uma luz exterior acesa ou, se tiver oportunidade, apostar em luzes com sensor de movimentos.
Chaves
Se tiver oportunidade, e chaves suplentes, pode optar por deixar uma chave no interior da fechadura de cada porta, exceto na que vai utilizar para sair e entrar. Desta forma, caso tentem, por exemplo, utilizar uma chave mestra apenas será possível numa porta.